8 de março é Dia Internacional da Mulher!

8 de março é Dia Internacional da Mulher. Em lembrança à data (quinta-feira, 8), a Fenapsi cobra o fim de todos os tipos de violências contra as mulheres, sejam elas motivadas pelo machismo, como o feminício, a transfobia, a lesbofobia, agressões verbais, os assédios sexual e moral entre outras formas pelas quais a cultura machista da sociedade acaba agradindo e matando milhares de mulheres.

Além delas, no entanto, há outros tipos de violências. Como a de um governo ilegítimo que visa penalizar, sobretudo as mulheres negras, retirando direitos, acabando com as aposentadorias, como prevê a Reforma da Previdência. Ou mesmo o aumento da jornada de trabalho, a redução de salários e conquistas como a CLT, via reforma trabalhista, por exemplo. Ou mesmo a disparidade salarial entre homens e mulheres é outra questão que vem no bojo, direta ou indiretamente, da cultura machista.

A falta de políticas públicas para as mães trabalhadoras, que, por muitas vezes, não têm a garantia legal à licença maternidade, bem como a falta de vagas em creches/escolas são outras formas de violência do estado contra as mulheres.

Por isso, o Dia Internacional da Mulher é dia de luta em favor da soberania, da democracia, da aposentadoria, da dignidade e do respeito a todas as mulheres!

Parabéns, mulheres! E toda força para seguirem a sua luta!