ANO DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA ATÉ O DIA 10 DE JUNHO

Já está aberta a consulta pública para consolidação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Psicologia, nos sites do Conselho Federal de Psicologia (CFP), da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) e da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), entidades nacionais que coordenam todo o processo de discussão do Ano da Formação em Psicologia.
Com a consulta pública, aberta até dia 10 de junho, toda a sociedade pode opinar e ajudar a construir, de forma coletiva, as novas diretrizes dos cursos de graduação em Psicologia, com parâmetros de formação mais adequados à realidade atual, às necessidades sociais e aos compromissos da Psicologia com a população brasileira.

Clique aqui, fique por dentro da consulta pública e dê a sua contribuição! É possível sugerir alterações na forma, na redação e na terminologia, assim como correções no texto. É importante frisar que a consulta pública não poderá excluir texto, incluir novos parâmetros ou alterar substancialmente o conteúdo do documento, uma vez que essas ações eram prerrogativas dos encontros regionais e as propostas foram aprovadas no Encontro Nacional.

Construção coletiva. A minuta colocada em consulta foi construída a partir das 33 propostas aprovadas no Encontro Nacional ocorrido em 5 de maio, em Brasília. Essas propostas foram elaboradas após 118 reuniões preparatórias e cinco encontros regionais, com ampla participação de profissionais da Psicologia, coordenadores de curso e de serviços-escola, docentes, orientadores e supervisores de estágio e estudantes. Dessa forma, a consulta pública é a quarta etapa do processo de revisão das DCN da Psicologia. A versão final do documento, após a consulta, será divulgada em 30 de junho e apresentada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

Veja mais informações sobre a construção coletiva de discussão e revisão das DCNs.