Audiência Pública histórica mobiliza categoria e debate a Psicologia no MS

A Audiência Pública “A Psicologia e o Mundo do Trabalho” que aconteceu nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa marcou um momento histórico de mobilização da categoria no Mato Grosso do Sul. O proponente da Audiência Pública foi o deputado estadual, também psicólogo e professor, Pedro Kemp.

A agenda contou com a participação da presidenta do SINPSI-MS – Sindicato dos Psicólogos de Mato Grosso do Sul, Gleice Freitas; da presidenta do CRP 14/MS – Conselho Regional de Psicologia – 14ª Região/Mato Grosso do Sul, Norma Cosmo; do presidente da CUT-MS – Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, Genilson Duarte; da presidenta da FENAPSI – Federação Nacional dos Psicólogos, Fernanda Lous Magano; e de mais de 70 trabalhadores da Psicologia provindos das mais diversas áreas de trabalho no serviço público e privado do estado.

O debate girou em torno do Projeto de Lei que reduz para 30 horas a jornada de trabalho semanal, sem redução de salários, das/os Psicólogas/os de Mato Grosso do Sul. Além das condições de trabalho das/os Psicólogas/os e a luta contra a precarização.

Durante a Audiência Pública, várias/os profissionais apresentaram depoimentos que demostram o descaso do poder público, denunciando diversos problemas que vão desde a falta de profissionais para atender a população até desvalorização dos psicólogos efetivos. Outras pautas emergentes também foram debatidas como o não reconhecimento do direito ao Atestado Psicológico e o déficit de servidoras/es da Psicologia em unidades da policias civis, bombeiro militar, unidades educacionais, de saúde e da assistência social.

Todas as informações levantadas serão encaminhadas aos órgãos públicos para cobrança de medidas imediatas que solucionem os problemas em todas as áreas. O SINPSI-MS, em irmandade com as demais entidades da Psicologia, continuarão mobilizando a categoria na luta por melhores condições de trabalho e saúde das/os trabalhadoras/es e de toda a população.