Dieese inicia trabalho para atualização da tabela de honorários da Psicologia

HONORARIOSO Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) iniciou contato com psicólogas/os para o levantamento dos valores cobrados para realização de serviços psicológicos.
A ação é resultado de uma parceria entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Dieese para a elaboração de uma nova Tabela de Referência Nacional dos Psicólogos e pretende realizar um levantamento acerca dos honorários atualmente cobrados pelas/os profissionais para que sejam estipulados, posteriormente, valores de referência.
As/os participantes foram sorteadas/os pelo Dieese, de forma aleatória, no banco de profissionais com cadastro ativo no Sistema Conselhos. A pesquisa vai ouvir profissionais autônomas/os, que tenham vínculos como pessoa jurídica, pessoa física ou ambos. Na próxima etapa do processo de atualização da tabela, serão levantadas informações sobre a inserção das/os profissionais no mercado de trabalho brasileiro.
Pesquisa preliminar
De setembro a novembro de 2014, o CFP e a Fenapsi realizaram uma consulta pública sobre os itens que deveriam constar na atualização da Tabela. A consulta foi respondida por meio de formulário online, disponibilizado nos sites do CFP e da Fenapsi, e continha questões relativas ao perfil do participante e perguntas sobre a funcionalidade do documento, além da avaliação de nomenclaturas das categorias elencadas atualmente: Diagnóstico Psicológico, Orientação e Seleção Profissional, Orientação Psicopedagógica, Solução de Problemas Psicológicos, Acompanhamento e Orientação Psicológica e Assessoria em Psicologia.
Fonte: CFP – com edição da Ascom Fenapsi.