Fenapsi e CFP participam de discussão em torno de PL que prevê mudança no Código de Trânsito Brasileiro

Profissionais da Psicologia conversaram com relator do projeto, deputado Sérgio Brito (PSD/BA), sobre avaliação psicológica nas renovações de CNHs

 

Representantes do grupo de trabalho “Mobilidade, trânsito e transporte” do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e representante da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) se reuniram, nesta quarta-feira (11), com o deputado federal Sérgio Brito (PSD/BA) para discutir o Projeto de Lei 8085/2014, que altera a Lei nº 9.503/1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.

Os representantes do CFP defenderam a importância da inserção da avaliação psicológica no processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o deputado Sérgio Brito reafirmou seu compromisso com esse ponto de pauta e a necessidade de que isso conste no Código de Trânsito Brasileiro.

Sérgio Britto é o relator da matéria que tramita em comissão especial. Se aprovado, o PL segue para o Senado sem precisar ser apreciado pelo plenário da Câmara dos Deputados. O parlamentar informou que pretende colocar o relatório final (confira os relatórios preliminares aqui e aqui) para votação no dia 16 de maio.

Os representantes do CFP foram os psicólogos Juliel Modesto de Araújo, Eduardo Moita, Isabela Mendes Martini e a assessora parlamentar Cleonice Dorneles. A Federação Nacional dos Psicólogos foi representada pela vice-presidente, Fernanda Magano.

Além de Sérgio Brito, fazem parte da comissão especial os seguintes parlamentares: Cacá Leão (PP/BA – presidente), Carlos Henrique Gaguim (DEM/TO – Suplente), Antônio Bulhões (PRB/SP), Átila Lins (PSD/AM), Áureo (SD/RJ), Cabo Sabino (Avante/CE), Capitão Augusto (PR/SP), Delegado Waldir (PSL/GO), Gilberto Nascimento (PSC/SP), Gonzaga Patriota (PSB/PE), Henrique Fontana (PT/RS), Hugo Leal (PSD/RJ), João Paulo Papa (PSDB/SP), Jose Stédile (PSB/RS), Josi Nunes (PROS/TO), Mário Heringer (PDT/MG), Mário Negromonte Jr. (PP/BA), Nelson Marquezelli (PTB/SP), Paulo Azi (DEM/BA), Pedro Vilela (PSDB/AL), Renata Abreu (Podemos/SP), Ricardo Izar (PP/SP), Rogério Rosso (PSD/DF), Ronaldo Benedet (PMDB/SC), Vicentinho (PT/SP) e Wellington Roberto (PR/PB).

Saiba mais sobre o PL 8085/2014.

Confira a íntegra da Carta ValeParaibana de Trânsito e Mobilidade Urbana.

 

Fonte: FENAPSI / Com informações de: CFP