Pedro Kemp apresenta proposta de 30h para Psicólogas

KarineCortez14420151226O deputado estadual Pedro Kemp (PT), apresentou hoje (14/4) o projeto de lei que fixa em seis horas diárias ou 30 horas semanais a carga horária de trabalho dos profissionais de psicologia em Mato Grosso do Sul, sendo vedada a redução de salário.

O deputado explica que foi procurado pela direção do SINPSI-MS – Sindicato dos Psicólogos de Mato Grosso do Sul, que solicitou a apresentação desse projeto visando regulamentar a carga horária da categoria, além de várias outras reivindicações como melhores condições de trabalho, concursos públicos e audiência pública.

De acordo com a proposta fica assegurada àqueles profissionais, com contrato de trabalho em vigor, a devida jornada de trabalho. O parlamentar justifica que a Organização Mundial do Trabalho defende carga horária máxima de 30 horas para profissionais da área da saúde, por conta dos riscos aos quais estão expostos diariamente. Além disso, segundo o sindicato, jornadas extensas diminuem a qualidade de vida dos trabalhadores, provocando problemas físicos e mentais.

Recente pesquisa do Conselho Federal de Psicologia mostrou que cerca de 40% dos trabalhadores da saúde já cumprem menos de 30 horas semanais. “Os psicólogos lidam diariamente com problemas que envolvem morte, agressividade e angústias, ou seja, uma carga emocional muito intensa. A redução da jornada dará mais qualidade de vida ao trabalhador, que será um profissional melhor”, salientou Kemp.

Com informações de: Portal ALMS