Sindicalização

imgsocio copyMuitas/os trabalhadoras/es da Psicologia pensam e fazem as perguntas: “Por que me filiar a um sindicato?”, “O que eu ganho com isso?”. Na realidade sindicalizar-se significa muito mais do que ‘ganhar’ algo, mas sim ‘conquistar’ – através da união – direitos que beneficiam não só a uma psicóloga, mas a toda a categoria.

O sindicalismo permite a melhor representatividade da categoria nas questões comuns e alcança resultados mais promissores. A própria história prova isso, o sindicalismo no Brasil e no mundo melhorou a vida das/os trabalhadoras/es ao conquistar direitos como a redução  e fixação da jornada de trabalho, os descansos aos domingos, o décimo terceiro salário, aposentadoria, licença maternidade, entre outros. Conquistas estas alcançadas através de muitas batalhas, mas acima de tudo com muita união das/os trabalhadoras/es que organizaram muitas greves, manifestações, alguns até enfrentaram prisões e até perderam a vida em busca por essas conquistas.

Hoje, muitas/os trabalhadoras/es se esquecem que a luta organizada nos sindicatos proporcionou tantos direitos trabalhistas. Contudo é possível afirmar que o sindicato que possui a união de suas/seus filiadas/os tem maior determinação e uma força gigantesca para alcançar as reivindicações coletivas.

Só através da união das/os profissionais de psicologia o SINPSI-MS torna-se cada vez mais fortalecido para defender suas/seus filiadas/os. Por isso é importante sindicalizar-se, participar, contestar as irregularidades no trabalho e, juntos buscar soluções em benefício das/os Psicólogas/os de Mato Grosso do Sul.

Não fique só. A história que faz somos nós! Sindicalize-se!