SINPSI-MS assume a Vice-presidência do CEAS-MS

Os conselheiros, para o biênio 2018-2020, do CEAS-MS – Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul, foram empossados na manhã desta sexta-feira (09), pela titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, em cerimônia realizada na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, na Capital.

O SINPSI-MS, na pessoa do atual presidente Walkes Vargas, é um dos empossados entre os representantes da sociedade civil no seguimento dos trabalhadores. E no ato da primeira reunião do Conselho foi eleito como Vice-presidente deste espaço de controle social da política de Assistência Social.

Durante a cerimônia, o presidente do Coegemas, Sérgio Wanderly, enfaizou que muitas decisões tomadas dentro do conselho afetam diretamente a vida de pessoas que dependem da política de assistência social, e por isso as questões devem ser amplamente debatidas no espaço que é propício.

O CEAS-MS faz parte do Sistema Único de Assistência Social como um órgão de instância colegiada de caráter permanente e deliberativo, com representação paritária entre representantes governamentais e da sociedade civil organizada, responsável pelo controle social da política de assistência social de Mato Grosso do Sul. O Conselho tem a responsabilidade de deliberar sobre a Política Estadual de Assistência Social; avaliar e fiscalizar os serviços de Assistência Social prestados pelos órgãos governamentais e não governamentais do estado, especialmente as condições de acesso da população a esses serviços; indicar as medidas pertinentes à correção de exclusões constatadas; propor modificações na estrutura do Sistema Estadual que visem à promoção, proteção e defesa dos direitos dos usuários e trabalhador/as da Assistência Social, entre outras competências.

Com informações de: SEDHAST