SINPSI-MS COORDENA MESA DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE DO SUS DE CAMPO GRANDE

Durante o último semestre várias articulações foram acontecendo no sentido de retomar o funcionamento da Mesa de Participação e Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde de Campo Grande.

Eleito para a coordenação da Mesa, o psicólogo Paulo Godofredo Barbosa de Carvalho representante do SINPSI-MS, mobilizou várias iniciativas de diálogo com a gestão municipal. Foram discutidos pareceres sobre realização de plantões de trabalhadoras/es de nível superior, sobre condições gerais de trabalho das/os servidoras/es de nível médio e técnico e também recebemos a supervisão do Ministério da Saúde que identificou Campo Grande como sendo uma das Mesas de melhor atuação em território nacional.

Outras discussões importantes foram sobre as condições de trabalho especificas para trabalhadoras/es da Odontologia, sob reivindicação da própria categoria que levantou dificuldades para o exercício profissional no que tange classificação de risco na Atenção Básica. Ou mesmo a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais para todas/os as/os trabalhadoras/es da Saúde.

Diante de tamanha demanda a Mesa de Negociação passará por um processo de renovação e nomeação de novos participantes, garantindo o aumento do número de representantes democratizando e ampliando a participação das/os trabalhadoras/es no controle social.

As mesas de negociação permanente são fóruns que acontecem em todas as instâncias do poder executivo a fim de reunir gestores públicos, prestadoras/es de serviços privados da saúde e entidades sindicais representativas das/os trabalhadoras/es da saúde. Muitas de suas deliberações afetam vidas da população usuária dos serviços de saúde a partir do momento em que garantem melhores condições de trabalho para as trabalhadoras/es e qualidade dos serviços públicos.