SINPSI-MS se reúne com Secretário de Saúde de Campo Grande

IMG-20160329-WA0016O Secretário Municipal de Saúde da Prefeitura de Campo Grande, Ivandro Corrêa Fonseca, recebeu no dia 02 de março representantes do CRP – Conselho Regional de Psicologia, do SINPSI-MS – Sindicato dos Psicólogos de Mato Grosso do Sul, para debater assuntos relacionados a categoria.

Dentre as pautas discutidas, está a questão da carga horária, melhores condições de trabalho dos profissionais que trabalham na saúde pública, principalmente na área da saúde mental e a ampliação de vagas para Psicólogas/os no concurso público aberto pela prefeitura de Campo Grande. Sobre a questão do concurso público as/os representantes da categoria argumentam que as condições de trabalho na área não estão boas e a demanda da população que acessa determinados serviços públicos cresce diariamente, o que exige um quadro de trabalhadoras/es da Psicologia muito maior do que o apresentado nos editais de abertura.

O Secretário Ivandro recebeu de forma acolhedora as reivindicações e comprometeu-se em realizar um estudo juntamente com o setor de recursos humanos da Secretaria para atender as solicitações da categoria principalmente no que se refere a jornada de trabalho semanal de 30 horas para as/os Psicólogas/os e a ampliação do quadro de trabalhadoras/es da Psicologia no serviço público municipal. Ivandro também alertou sobre a proposta de terceirização do setor público de saúde, via OSs (Organização Social, de cunho privado) que tramita no poder legislativo municipal, ferindo gravemente a Constituição Federal e precarizando os serviços público.

As entidades da psicologia já solicitaram, sem sucesso, agenda com o prefeito Alcides Bernal e divulgaram nota pública solicitando a ampliação de vagas para as/os profissionais da Psicologia e o respeito a jornada de trabalho de 30 horas semanais conforme orientação da OMS – Organização Mundial de Saúde. As/os representantes da categoria também buscam a intermediação da câmara de vereadores com o poder executivo municipal onde o vereador Alex do PT busca audiência com o Secretário Municipal de Administração, Ricardo Ballock, para também discutir a situação com o Sindicato.